O que é moda sustentável?

A moda sustentável vem se consolidando e ganhando cada vez mais espaço dentro do mundo fashion. Mais do que tendência, ela é uma maneira de expressar comportamento. Este conceito tem o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados pela indústria da moda, tais como o uso de agrotóxicos nas plantações de algodão e a exploração de matéria-prima.

A moda sustentável é baseada na preservação do meio ambiente em todas as suas etapas de produção, buscando, por exemplo, reduzir a quantidade de poluentes usados na fabricação dos produtos e minimizando a retirada de matérias-primas da natureza. Existem várias maneiras pelas quais a moda pode ser sustentável, mas é importante sempre levar em consideração os aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Essa nova forma de fazer e consumir moda ganha força num momento em que os números que denunciam o desperdício na indústria são gritantes. Só no Brasil, a estimativa é de que cerca de 175 mil toneladas de resíduos têxteis são descartados por ano, dos quais apenas 20% são reutilizados ou reciclados.

A moda sustentável estimula a utilização de técnicas capazes de criar roupas e acessórios que combinam tecnologia, design e sustentabilidade. Apoiando-se em muita criatividade e inovação, ela desenvolve métodos de produção que dão preferência para materiais como algodão e fibras orgânicas (como bambu e juta), cujo cultivo dispensa o uso de inseticidas e pesticidas.

A reciclagem também é fundamental para a moda sustentável, que cria roupas com fios fabricados a partir de garrafas PET e calçados com solas que reutilizam pneus. Até as bijuterias entraram na onda da sustentabilidade, utilizando madeira de reflorestamento para a confecção de anéis, colares e brincos.

Além de causar menor impacto na natureza, principalmente por não abusar dos recursos naturais de maneira que vise apenas o lucro, os produtos provenientes da moda sustentável geram renda a comunidades, cooperativas e empregam milhares de pessoas, resultando em um processo de fabricação mais justo e social.

Praticar a sustentabilidade é um desafio para o ramo da moda, visto que este é um setor que visa a produção e o consumo desenfreado. Grandes marcas e estilistas já perceberam os benefícios da moda sustentável para o meio ambiente e para os negócios. Empresas como H&M, lançam frequentemente coleções de roupas feitas com materiais mais sustentáveis e alguns tecidos reciclados. Outro exemplo é a marca brasileira Osklen, que utiliza materiais como seda orgânica, algodão orgânico, PET reciclado e tecidos recicláveis. O futuro já está aí!

No Selfie Models você encontra as melhores agências de modelo espalhadas por todo Brasil, que poderão te oferecer diversas oportunidades de trabalho. Venha conhecer nosso aplicativo fazendo o seu perfil gratuitamente!

O que é moda sustentável?
Rate this post
recrutamento

App Store

Play Store




Se interessou? Conheça o Selfie Models, uma agência de modelos online. Baixe já o aplicativo e faça parte do maior casting de modelos do Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *