O que é o PIT no final de uma passarela?

pit

O PIT nada mais é que aquele amontoado de fotógrafos no final de toda passarela. Ali é um dos espaços mais disputados de qualquer semana de moda, pois lá os profissionais tem a missão de serem os primeiros a entrar nas salas de desfile e registar todos os looks (que podem passar dos 50 em alguns casos!) nos melhores ângulos e em um curto espaço de tempo.

Um fotógrafo PIT é de fácil identificação: são aqueles correndo com câmeras, lentes e outras estruturas para conseguir um bom lugar no próximo show e enviar as fotos que acabaram de ser capturadas. Durante uma semana de moda, este profissionais dormem pouco, comem mal e estão sempre com pressa.

Eles acordam cedo, porque precisam chegar com 2 horas de antecedência nos desfiles externos. Depois disso, ficam correndo de um desfile para o outro entre as 15h e 22h. E não pense que a maior preocupação deles é só achar um bom ângulo para as fotos e dar o clique.

Muitas vezes alguns problemas aparecem neste trabalho, como a iluminação disponível. Usar o flash está fora de questão, pois descaracterizaria a cena. É preciso, então, contar com a perícia do pessoal da organização, o que às vezes nem sempre é possível. Como não dá para ficar se lamentando, o jeito é procurar o melhor lugar para se fotografar. E ficar atento à movimentação das meninas (ou meninos) para acertar a foto no local mais propício.

Outra dificuldade é que modelos podem acabar piscando muito, olhar muito para o chão ou andar mais rápido que o normal (por nervosismo, muitas vezes). O momento da passada das modelos também deve ser observado na hora de escolher as fotos, pois na hora do clique não dá para prestar atenção em todos esses detalhes.

Os disparos das fotos costumam ser rápidos e não dá para focar na perfeição de cada retrato. Além disso, depois de cada desfile, é essencial enviar as fotos o mais depressa possível – no jornalismo do universo da moda, é muito valorizado quem dá a notícia antes.

Mesmo com todas as dificuldades, o trabalho tem o seu glamour e seus profissionais geralmente amam fazê-lo. Um lugar em que a classe costuma ser bem unida e tem uma boa troca de experiência. Mesmo assim, exige-se que estude muito para ser um fotógrafo de PIT de qualidade.

Isso significa: assistir a desfiles, ver fotos bonitas de desfiles em revistas top do mercado, procurar entender como fazer determinada foto (mais ou menos desfoque? Desfoque pela abertura? Pela distância focal da lente? Tempo de exposição rápido?). Treinando esse espírito questionador/analítico, a inteligência visual do fotógrafo é ampliada e assim ele se torna melhor nessa arte, independentemente da área específica de atuação.

Para chegar as agências de modelos de forma fácil a melhor alternativa atualmente é o app Selfie Models, ele conecta os candidatos diretamente com agências e através dele os agenciadores podem marcar uma entrevista com os candidatos.

Veja mais: Modelo de calçados | Modelo de cabelo | Modelo de óculos

O que é o PIT no final de uma passarela?
Rate this post
recrutamento

App Store

Play Store




Se interessou? Conheça o Selfie Models, uma agência de modelos online. Baixe já o aplicativo e faça parte do maior casting de modelos do Brasil!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *