Entenda a importância dos botões no mundo da moda

botoes

Desde o princípio, o estilista precisou ter algumas noções básicas de modelagem e costura para criação de uma peça para o mundo da moda. Tudo deve ser pensado nos mínimos detalhes possíveis e os botões são uma parte importante da estrutura e da decoração dos itens criados.

Os botões surgiram com o intuito de vestir para proteger o corpo. Ao longo do tempo, esta pequena peça passou a desempenhar também um papel que vai além da sua funcionalidade básica, complementando a parte estética e agregando à roupa um design a mais, que vai além do tradicional e esperado.

E apesar dos botões clássicos ainda serem os mais utilizados no mundo da moda – redondos com 2 ou 4 furos no tamanho 18 e 16 – o mercado dá diversas opções de modelos de utilização para a criação e desenvolvimentos de peças para o seguimento, como os botões de strass, botões com pérola, botões em formato de laço, botões com textura.

A variedade dos itens e materiais são enormes, tanto que é assunto das principais passarelas e de grandes marcas da moda, que costumam a discutir sobre novas tendências para aviamentos, nome dado as peças que complementam as roupas, como o próprio botão, zíperes, elásticos, etc.

A escolha do botão ideal para ser utilizado na peça de roupa, deve ser minuciosa e cuidadosa, pois o conjunto completo do look é o marketing da própria marca, que pode ser tanto positivo como negativo. Por isso, a necessidade de se atentar em que tecido e segmento irá utilizar determinado aviamento.

Em camisas mais tradicionais produzidas com tecido plano, é comum se utilizar o botão tamanho 18 para o abotoamento frontal e um número menor para gola e punhos, o tamanho 16. Já para camisas com tecidos mais finos, como algumas femininas, vale apostar em botões modernos com aplicação, seja um strass, uma pérola ou até mesmo uma textura diferenciada.

Para coleções de outono/inverno as apostas são em botões maiores com cores mais escuras ou botões em tamanhos médios metalizados, como o botão brasão. Os botões de chifre são os mais solicitados para colocar em casacos mais pesados de frio, assim como os botões de massa mesclados.

Vale ressaltar que cada vez mais a divulgação da marca das empresas no próprio botão é comum no mercado da moda, pois além de divulgar, valoriza o produto, assim como o acabamento e as cores escolhidas para serem utilizadas.

Deu para perceber como um simples botão pode ser importante, não? Na liberdade com relação à escolha do aviamento, é necessário se atentar a combinação de cores e o tema. O universo da moda, hoje, tem um público muito exigente e autônomo e um mero “detalhe” como um botão pode fazer toda a diferença.

Cadastre-se no Selfie Models! O app é perfeito para quem deseja iniciar uma carreira no mundo da moda! Faça o seu perfil para ficar no radar de diversas agências da moda espalhadas pelo Brasil!

Veja mais: Book de Modelo | Como ser uma modelo | Dicas de beleza

Entenda a importância dos botões no mundo da moda
Rate this post
recrutamento

App Store

Play Store




Se interessou? Conheça o Selfie Models, uma agência de modelos online. Baixe já o aplicativo e faça parte do maior casting de modelos do Brasil!